O Direito Empresarial é a área do direito que regula o funcionamento das empresas e seus negócios. Ele define as regras para a venda de produtos e serviços, além dos direitos e deveres dos empresários. Basicamente, é esse conjunto de normas que garante a organização das atividades econômicas e a segurança jurídica para os envolvidos.

De acordo com o artigo 966 do Código Civil, empresário é aquele que exerce uma atividade econômica de forma organizada, seja na produção ou na comercialização de bens e serviços:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

No mundo dos negócios, é comum que empresas vendam produtos ou prestem serviços e, em alguns casos, não recebam o pagamento devido. Quando isso acontece, a empresa pode tomar medidas legais para cobrar o valor que lhe é devido e evitar prejuízos.

COMO FUNCIONA A COBRANÇA JUDICIAL

Se um cliente ou empresa deixa de pagar uma dívida, o credor pode buscar soluções amigáveis, como notificações e comunicados extrajudiciais. Caso a dívida não seja acordada, o credor pode entrar com uma ação judicial para exigir o pagamento.

Existem diferentes formas de cobrança judicial, entre elas:

QUANTO TEMPO DEMORA UMA AÇÃO JUDICIAL DECOBRANÇA

Existem diversas questões que podem interferir na demora de um processo judicial:

Todavia, baseando-se em mera expectativa acreditamos que um processo pode demorar em média de 6 meses a 2 anos. 6 meses é justamente quando o devedor é citado da ação judicial e entra em contato para realização de um acordo. Isso é muito comum. Muitos devedores esperar receber uma intimação da justiça para somente assim fazerem um acordo.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA DECISÃO DO JUÍZ

Quando o juiz decide a favor do credor e a dívida não é paga, a decisão se torna um título executivo judicial. Isso significa que o credor pode solicitar a penhora de bens do devedor, como valores em conta bancária, salários, veículos ou imóveis, para garantir o pagamento da dívida.

Portanto, o Direito Empresarial oferece instrumentos legais para proteger as empresas e garantir que recebam pelos produtos ou serviços prestados. Sempre que houver uma dívida não paga, a melhor alternativa é buscar um advogado especializado para analisar o caso e indicar o melhor caminho para a cobrança.

CONCLUSÃO

É muito importante nesses casos estar bem assessorado por um profissional especialista em processos judiciais de cobrança. Uma estratégia bem alinhada pode garantir maior celeridade processual, além de contribuir para o êxito da demanda. Por isso, é importante que você sempre converse com seu advogado para que ele indique a melhor solução para o seu caso.

Esse artigo foi postado originalmente em: https://rctadvogados.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *