Nem sempre, sua operadora de saúde tem razão!
Em boa parte dos casos, é bastante comum que haja um abuso de negativas para a cobertura de medicamentos, exames ou tratamentos.
Mas o que é a negativa feira pelo plano de saúde?
É quando o usuário solicita à operadora do plano de saúde, que autorize um medicamento, procedimento ou tratamento que foi prescrito pelo médico que lhe acompanha, e tem como resposta a negativa de seu pedido.
E por incrível que pareça, é muito comum ao usuário do plano de saúde, ser surpreendido com a(s) negativa(s), após solicitar uma autorização para algum procedimento ou tratamento médico.
Quando o usuário contrata um Plano de Saúde, sua expectativa é de que no momento em que precisar, terá assistências médicas e não aborrecimentos com negativas de cobertura.
Ainda mais quando as mensalidades são pagas com pontualidade em sacrifício, muitas vezes, do orçamento familiar do usuário.
E até mesmo em contratos mais recentes, onde são negados em alguns casos, acessos a recursos emergenciais e de urgência, deixando o paciente abandonado e desamparado pelo plano que contratou.
A contratação de plano de saúde pressupõe que o serviço será autorizado e devidamente custeado no momento da ocorrência da adversidade, observando que para isso, o consumidor pague a contraprestação.
Trata-se de um grande desrespeito, desprezo ou até mesmo pouco caso para com o usuário, que em momentos de necessidade, precisa de cuidados médicos e vê o seu direito sendo violado.
É importante dizer que cabe somente ao médico que lhe acompanha, prescrever qual o melhor tratamento/medicamento para o seu caso e não ao plano de saúde.
A operadora incumbe, tão-somente, avaliar aspectos formais, a fim de evitar a ocorrência de supostas fraudes, e não adentrar no mérito do tratamento médico recomendado.
Abaixo listamos algumas negativas abusivas feitas pelos planos de saúde:
Muitas pessoas deixam de buscar seus direitos, por acreditarem que a justiça é lenta e que em casos urgentes, não haverá agilidade.
E a melhor parte vem agora.
Porque quando falamos do bem mais precioso que temos: a vida.
Com o risco que a ausência de um bom tratamento pode acarretar, é possível mostrar ao judiciário a urgência do pedido e conseguir uma liminar, para que o plano de saúde autorize o procedimento/medicamento/tratamento.
Por isso, é importante que você saiba os seus direitos e consulte um advogado especialista em Direito à Saúde Suplementar.
E é por isso que contamos com uma equipe de advogados especialistas nessa área e experientes em atuações contra planos de saúde.
E a nossa máxima é: Saúde em primeiro lugar!