Você sabe a importância da avaliação médica para concessão do BPC?
A perícia médica é a avaliação mais importante dentro do requerimento para conseguir o benefício no valor de um salário-mínimo para pessoas dentro do espectro autista. O processo administrativo é composto de duas perícias: avaliação social e perícia médica, não necessiariamente nesse ordem, uma vez que o beneficiário é quem deve fazer a marcação de tais perícias.
O que é perguntado na avaliação médica?
A perícia médica é feita por um médico do INSS que verifica se o que consta no laudo médico confere com o que ele está analisando, ou seja, se o laudo é realmente verídico. É importante dizer que nem sempre o médico da perícia será um neurologista ou psiquiatra, o que pode significar um prejuízo para a avaliação, já que o médico não terá a especialidade capaz de averiguar a condição da pessoa autista. Assim, em se tratando de uma criança verbal, algumas das perguntas mais recorrentes são:
1- Qual seu nome?
2- Quantos anos você tem?
3- Quem mora na sua casa?
4- Qual sua cor preferida?
5- Qual seu time de futebol?
6- Qual seu desenho preferido?
7- Qual o nome do papai e da mamãe?
8- Conte de 0 a 10
9- Conte de 10 a 100.
Essas são algumas das perguntas mais comuns feitas às crianças autistas na hora da perícia médica, sabendo que não há como avaliar os prejuízos a longo prazo que as crianças possam ter somente com essa avaliação que, na maioria das vezes, não demora 10 minutos sequer.
Como saber se a criança passou na perícia médica?
Quando o certificado de pessoa com deficiência estiver disponível significa que a criança passou na perícia médica, sendo que para isso ela deve ter sido considerada com funções de moderadas a graves, tanto nas funções do corpo quanto nos fatores ambientais. Caso você tenha marcado a avaliação social para depois da perícia médica e ela tiver sido cancelada em decorrência da comprovação da deficiência, significa que a criança passou na perícia médica, não sendo necessário o comparecimento na avaliação social. Nesse caso, a análise social é feita cruzando os dados contidos no CADÚNICO.
Em todo caso, conte com ajuda especializada para aumentar suas chances de conseguir o benefício!