Infelizmente ainda é super comum empresas optarem por contratar funcionários sem registro em carteira de trabalho com a ilusão de que estaria economizando ou evitando problemas. Entretanto, a realidade é totalmente diferente, pois, na prática, essa conduta pode trazer sérios riscos legais e financeiros, além de comprometer a imagem da empresa. Em resumo: o barato pode sair bem mais caro.
Entenda algumas situações:
1. Multas Elevadas
Vocês sabiam que a Consolidação da Leis Trabalhistas ( CLT) estabelece, em seu artigo 47, multa para empresas que mantêm funcionário sem carteira assinada no valor de R$3.000 (três mil reais) por empregado não registrado. E que esse valor pode aumentar em caso de reincidência? Da mesma forma acontece para pequenas empresas que a multa é de R$800,00 (oitocentos reais) por empregado não registrado.
O certo é que de início pode ser uma grande “economia” para empresa contratar funcionários sem o devido registro na carteira, mas no final pode resultar em um grande impacto financeiro.
2. Ações Trabalhistas
Além da referida multa, é muito comum que funcionários sem registro pleiteie seus direitos trabalhista na justiça, o que inclui todos os benefícios e direitos que deixaram de receber, como férias, 13º, FGTS, horas extras, entre outros. Essa situação pode resultar em longos e caros processos o que prejudicará o planejamento financeiro e, em muito casos, pode levar, inclusive, ao fechamento da empresa.
3. Reputação da Empresa
Nem preciso falar que atualmente com as crescentes redes sociais, a imagem da sua empresa é tudo, ou seja, a reputação da empresa deve ser considerado um ativo valioso. Logo, manter funcionários sem registro pode provocar desconfiança com seus clientes, fornecedores e parceiros. Consertar uma imagem manchada muito das vezes sai mais caro que seguir todos os cuidados desde o início. Fique esperto!
4. Importância de um Compliance para a sua empresa
m conformidade com as normas legais e regulamentos vigentes. Hoje quando falamos em saúde da empresa, uma prática comum é o Compliance. Entende-se por compliance como um conjunto de políticas internas e externas, boas práticas e regras de uma organização que visam garantir que as operações e condutas estejam em conformidade com as normas legais e regulamentos vigentes.
Diante dos problemas relatados, não restam dúvidas que empresas que adotam boas práticas de compliance trabalhista e registram corretamente seus funcionários estão protegidos contra surpresas desagradáveis, além de estarem alinhadas com a legislação. Além do que, a empresa se destaca pelos cuidados, seriedade e confiança, estando à frente em um cenário competitivo.
Conclusão:
Fica claro que cortar possíveis custos com a contratação informal, ou seja, sem registrar os funcionários, não é uma solução viável, pois os riscos e prejuízos futuros são certos e superam qualquer “economia”. Vale destacar também que a devida regularização de seus colaboradores não é apenas uma questão de justiça, mas também uma forma de assegurar sucesso e o crescimento do seu negócio.
Procure ajuda especializada para a sua empresa.