Posso fazer a cirurgia de Lipedema pelo Plano de Saúde?

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Sim, havendo prescrição médica, inclusive com a realização de lipoaspiração.

Mas antes de lhe dizer quando o plano de saúde DEVE cobrir todos os custos da cirurgia para TRATAR o LIPEDEMA, é necessário explicar algo muito importante.

LIPEDEMA não é a mesma coisa de LINFEDEMA.

O LINFEDEMA é uma doença crônica e tem o seu tratamento previsto no ROL DE PROCEDIMENTOS BÁSICOS DA ANS. Ele é caracterizado pelo inchaço de um membro do corpo, como braço e perna por exemplo. Já o LIPEDEMA é uma doença vascular crônica que causa o aumento desproporcional de gordura nas pernas e algumas vezes nos braços, provocando dor na região afetada. Essa explicação é importante pois o advogado que é especialista em direito à saúde, sabe que jamais pode dizer que LIPEDEMA está no Rol da ANS, pois não está. Já LINFEDEMA está no ROL da ANS que é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Pelas simples visualizações das imagens abaixo, é possível ver a diferença presente entre as doenças mencionadas acima:

Fonte da imagem: https://vascularline.com.br/2022/11/11/qualadiferenca-entre-linfedemaelipedema/

Então, se você se identifica dentro do diagnóstico de LIPEDEMA, fique atenta (o) as informações abaixo.

Se o LIPEDEMA não está no ROL DA ANS significa que o plano de saúde vai negar, e agora?

Muito provavelmente o plano de saúde vai negar, justamente por não estar no ROL DA ANS ou por justificar que trata-se de procedimento estético, mas você que está lendo esse artigo, sabe que não é procedimento estético e havendo prescrição médica o plano de saúde deve realizar a cobertura de todo o seu tratamento, pois é uma gordura localizada que por vezes inflama, causa dores e danos psicológicos na maioria dos casos.

O que fazer se meu plano de saúde negar minha cirurgia para tratar o LIPEDEMA?

Caso você já tenha a negativa do seu plano de saúde, busque ajuda de um advogado especialista em direito à saúde. Certifique-se que o advogado escolhido possui experiência em ações contra planos de saúde e domina principalmente o assunto LIPEDEMA que conhecido por poucos profissionais.

Caso não tenha a negativa documentada, por exemplo: você foi na consulta e o médico credenciada junto ao seu plano de saúde já disse que você não tem direito e não enviou nem a guia para o plano de saúde analisar.

Saiba, que é seu direito ter laudo médico detalhado (médico credenciado ou particular), dizendo há quanto tempo você sofre com essa doença, o grau de Lipedema que você possui, o tipo de tratamento recomendado, o valor total da cirurgia para pagamento particular e os prejuízos que essa doença causa à sua saúde.

Após ter o laudo médico prescrevendo a sua necessidade, encaminhe ao seu plano de saúde para ter direito a negativa e assim pode ingressar com a ação judicial (com um advogado especialista em direito à saúde) para buscar a realização do seu tratamento.

Diante dessa breve explicação, agora você já sabe por que os planos de saúde negam a cobertura da cirurgia de LIPEDEMA, pois em sua grande maioria as negativas são pelo motivo de não estar previsto no ROL DA ANS e/ou por ser considerada uma cirurgia de caráter estético, por utilizar como tratamento a lipoaspiração. Lendo esse artigo agora, você sabe que havendo prescrição médica, é seu direito buscar a ajuda de um Advogado Especialista em Direito à Saúde e correr atrás do seu direito.

Dra. Juliana Rodrigues

Advogada Especialista em Direito à Saúde

Instagram: @drajulianarodrigues.adv

Deixe seu Comentário: