VISÃO MONOCULAR OU BAIXA VISÃO DÃO DIREITO AO BPC LOAS!
O benefício de prestação continuada é um direito dado a pessoas com deficiência de longo prazo, superior a dois anos, e a idosos com mais de 65 anos de idade, sendo que em todo caso é exigido o critério de baixa renda.
Como saber então se sua baixa visão pode dar direito a esse benefício?
Como critério legal, é considerada pessoa com deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou inferior a 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou um campo visual inferior a 20º (conforme a tabela de Snellen), ou ainda, a ocorrência simultânea dessas duas condições (art. 3º, I e II, combinado com art. 4º, III). Portanto, para ser considerado deficiente visual é necessário cumprir esse requisito de acuidade visual.
Como saber se tenho acuidade visual para conseguir o BPC LOAS?
Primeiro de tudo, é essencial contar com ajuda de um especialista em direito previdenciário para verificar a viabilidade do seu benefício. Após isso, há a marcação de perícia médica e avaliação social para saber se você atende ao critério de deficiência estabelecido em lei. Tenha em mãos o laudo médico que demonstre sua deficiência e faça sua inscrição no Cadastro Único junto ao CRAS mais próximo da sua residência.
O BPC é um direito garantido, procure sempre ajuda especializada para garantir sua chance de ter acesso a um salário-mínimo.